De Quem é a Responsabilidade da Calçada?

De Quem é a Responsabilidade da Calçada?

De Quem é a Responsabilidade da Calçada?

A calçada ou os passeios são de responsabilidade do proprietário do imóvel, ou seja, a manutenção deve ser feita pelo mesmo. É dever dele deixar a calçada do seu imóvel limpa, com o piso em dia e de fácil acessibilidade. Não cuidar corretamente pode acarretar multas, de acordo com a lei do município, durante uma fiscalização da administração pública da cidade.

Em recente levantamento realizado pela Prefeitura de Porto Alegre (2019), foram identificados quase 2 mil problemas com calçadas, abrangendo cerca de 40 mil notificações, enviadas para diversos proprietários.

Uma calçada em bom estado é sinal de urbanidade e cuidado com os pedestres, justamente, potenciais clientes para o comércio. É importante locatário e locador estarem sempre em sintonia, para garantir as melhores condições para o passeio dos pedestres.

Se você, como lojista, pensar no seu negócio inserido num elemento de um ecossistema, incluindo o estado da sua calçada, você poderia pensar, em perspectiva, até na ideia de segurança que o seu negócio proporciona. Isto ocorre porque ele traz movimento e atividade para o bairro em que está inserido, ou seja, quanto mais vida em movimento, mais segura sera a área.

E isto se reflete aos outros negócios no entorno, aos pedestres que passam pela frente de seu estabelecimento, aos vizinhos, moradores da região, exatamente como um ecossistema: tudo entra em maior harmonia e equilíbrio. E é claro que isto se reflete para o seu negócio também.

Confira também outras notícias, aqui em nosso site, relacionada às questões inerentes entre proprietários e inquilinos de imóveis comerciais.

Links Relacionados: Site Prefeitura Porto AlegreMatéria Site Gaúcha ZH


Obrigado por chamar!